17 de ago. de 2011

De Escola Nova

Eu tive muita vontade naquela semana em que a Brunna saiu da escolinha, de vir contar os meus motivos, mas esperei um tempo para ser amena nos detalhes. Afinal de contas, a Brunna vai crescer, ler esse blog e quero que compreenda da maneira mais delicada possível as decisões que tomamos para a vidinha dela. Sem grandes polêmicas, mas tendo a certeza de que tudo o que fazemos é para o seu bem.
A história começou com a Brunna sempre pegando as viroses dos colegas (que vão para a escola doentes!) e virando em otite. Para preservá-la eu acabava ficando em casa para cuidar dela e isso tb estava ficando ruim pra mim no trabalho. E como eu não gosto de ser irresponsável decidi abrir mão da minha ocupação diária e assumir apenas a parte pedagógica da escolinha, o que me ocuparia apenas um dia da semana. Em julho a Brunna ficou doente e eu fiz acordo com a escolinha e fiquei em casa com ela. Voltamos a frequentá-la toda a primeira semana de agosto, mas após pegar outra virose e uma conjuntivite de uma das professoras, eu desisti de vez! E junto a isso fatores comportamentais das pessoas da família que lá se encontram foi definitivo para tal decisão. Uma criança precisa de espaço, não deve viver cercada de manias, críticas e julgamentos. Ouvi comentários do tipo: "Como a Brunna é cabeçuda!"; "Que menina teimosa!"; "Ela é hiperativa, não para um minuto! (a quem será q ela puxou? - essa parte era indireta pra mim)!; "Quando a Brunna não vem fica bem mais tranquilo..."; "Ela não sabe comer direito, olha como os outros comem direitinho!"; "Quando tu vai desenrolar essa fala???". Comentários esses que além de nada acrescentar na vida da criança, são totalmente inversos à educação que idealizamos para a nossa filha. E isso tudo dito na frente das professoras, das crianças e na nossa frente. A Mi quando ficou a par de tudo me disse: "pra lá a Brunna não volta mais". E assim foi. Não conversei ainda a respeito com a dona da escolinha (que é parente). Minha avó tb ainda trabalha lá mesmo tendo 86 anos, os filhos da dona sempre estão por lá tb e por isso a Brunna relaciona o espaço como uma extensão da sua casa e não como escola. Eu estou há 16 anos trabalhando lá, todo mundo me 'super  conhece', então a Brunna nunca foi vista como "Brunna - Aluna" e sim como "a filha da Kaká". E eu gostaria que ela tivesse noção de escola, que fosse tratada como aluna e isso jamais aconteceria lá dentro. Outro ponto que eu não gostava pra Brunna era o fato de muito tempo o BI e o BII ficarem na mesma sala, divindo o mesmo espaço (a sala do BI). Enquanto a sala do BII havia vários estímulos para a idade deles, a do BI era uma sala organizada para BI, ou seja, não tinha atrativos para as crianças do BII, além de ficarem super agitadas pq no BI sempre têm bebê chorando e isso os estressa bastante. A Brunna odiava ficar naquela sala e como é bem espertinha pra idade dela e gosta de estar entre os maiores, se identifica com eles. Eu andava observando ela no pátio, só brincava com as crianças maiores e tb se identificava mais com o Maternal A do que com o BII. Ultimamente a Brunna não estava mais querendo ir pra escolinha, dizia que 'não' e chorava. É ilusão de algumas pessoas achar que criança pequena não entende o que se diz... Então após tomarmos a decisão de que para o bem psicológico dela seria bom a tirarmos da escola, ficamos juntinhas em casa todos esses dias. E as mamães conversaram muitooooo sobre o desenvolvimento da princesa e chegamos a conclusão de que ela deveria ir para outra escola. Então as buscas começaram. A princípio visitamos as escolinhas próximas da nossa casa, o que em outra ocasião já nos decepcionaram bastante, mas tinhamos q olhar novamente, né? Uma delas nos pareceu melhor até mesmo por eu conhecer uma professora que lá trabalhava. Então passamos a visitar vários sites, ligamos para muitas escolas, visitamos outras tantas. Gostei de uma que não estava dentro do nosso orçamento, com câmera para os pais acompanharem online, mas não podiamos desistir. Não era possível que não existisse uma escola que fosse aquilo que a gente queria! Caminhando pelas ruas, encontramos uma legal, com preço legal e localização legal pra gente. Era 'legal', mas ainda faltava alguma coisa para escolhermos "aquela" escola, sabe? Continuamos a caminhar pelas ruas, mas qdo vimos estávamos um pouco longe de casa e então demos de cara com uma escola que parecia muito bonita. Logo fomos convidadas a entrar. Fomos muito bem atendidas e ao conhecer cada espaço daquela escola mais encantada eu ficava... a Brunna ficou maravilhada e os olhinhos brilhavam! É uma escola completinha (tb com câmeras), com 2 pátios lindos, sendo um deles coberto, um solário, brinquedoteca, biblioteca, sucatoteca, videoteca e muitas atividades legais já para a idade dela, como aula de música, teatro, educação física, ballet e culinária. E o que eu gostei lá é que perceberam que a Brunna é bastante esperta e curiosa e então ela já iria para a turma do Maternal 1. Fiquei bem feliz!!! =) Depois de muitas trocas de e-mails com a diretora, estava resolvido: a Brunna iria para essa escola sim! Em nenhuma outra escola ela demonstrou tanta felicidade e tenho certeza de que a Brunna não poderia ter feito melhor escolha, sim pq foi ela que escolheu! Na hora de ir embora saiu chorando pq queria ficar. Hoje fizemos sua matrícula e na segunda-feira ela inicia a adaptação escolar. :)

4 comentários:

Anne Martins disse...

Eu como pedagoga, concordo plenamente com td que foi escrito. Realmente seria difícil pra Brunna conseguir entrar na rotina escolar tendo tantas pessoas da família ao redor, ainda mais com essas falas que acabam baixando a autoestima da criança, pois ela começa a achar que é realmente teimosa, hiperativa e não sabe lidar com isso (sim, pq acredito que por menor que sejam as crianças tem os mesmos sentimentos e preocupações que nós)...
Tenho certeza que as mamães mais uma vez tomaram a melhor decisão para a educação dessa princesa, e aposto que ela vai ser muitooo feliz nessa nova escola :)
Beijinhusss e uma boa adaptação!

calzzzinha disse...

Pedagogicamente a Anne Martins disse TUDO que eu penso tbm. Posso estar afastada do mundo pedagógico a anos mas eu ainda tenho dentro de mim (e creio que jamais perderei isto) a certeza do que acho mais saudável para a educação de uma criança.

Pessoalmente eu tbm concordo que a Brunna deve ter ambientes separados.

Agora a pergunta: vc largou o emprego tbm? Não entendi esta parte...

Beijos Kaka! Obrigada por me deixar vir aqui! Um dia quero conhecer todas vcs pessoalmente.

Brunna disse...

Obrigada meninas pela opinião de vcs! :)

Calzinha, parei sim de trabalhar, pois a Brunna andava ficando doente muito seguido e eu estava direto cuidando dela. Agora só volto a trabalhar ano que vem.
Bjs!!!

Maíra disse...

Acabei de ler todo o post, Ká! Realmente eu não tinha visto, me perdoa amiga, ando realmente em falta com os blogs amigos!
Bom, lendo tudo isso só tenho a dizer que vocês fizeram a coisa certa, acho que será mesmo ótimo para a Brunna ficar nessa nova escola! Tem coisa que é melhor mesmo não misturar com família né? Enfim, eu te entendo!

Beijos, querida!