5 de fev. de 2011

A criança de 1 ano e 8 meses

PEQUENO ARTISTA

Se você puser um giz de cera na mão do seu filho, talvez se surpreenda de vê-lo riscando algumas linhas horizontais e verticais - embora a maior parte da obra de arte seja mesmo formada por rabiscos.
Desenhar (ou rabiscar) é uma atividade que envolve a coordenação motora fina, como a habilidade de segurar coisas e o movimento de pinça. Também treina a coordenação visuomotora - entre as mãos e os olhos - e a imaginação.
Pode ser, porém, que a criança não tenha o menor interesse em riscar o papel. Não há motivo para se preocupar. Ela provavelmente está empenhada em desenvolver outras habilidades, como andar com firmeza, correr, subir degraus etc.
Se você quer experimentar as habilidades artísticas da criança, prefira papéis grandes e grossos, que não escorreguem fácil da mesa, ou prenda-os à superfície com fita adesiva.
Caneta hidrográfica e giz de cera funcionam melhor para a criança, mas fique de olho nas paredes - nem sempre fica fácil de limpar, se o desenho sair no lugar errado. Um ambiente razoavelmente controlado para esse tipo de atividade é o cadeirão.
A Brunna desde muito novinha teve contato com papel e caneta e a primeira vez que isso ocorreu nos pegou bem de surpresa, pq ela recém havia aprendido a sentar (5 meses) e eu estava fazendo anotações na minha agenda e de repente ao largar a caneta ela mesma começa a fazer riscos na agenda (como se aquilo fosse a coisa mais natural do mundo pra ela). A partir daí procuramos incentivar em nossa casa esse momento artístico. Geralmente oferecemos giz de cera grosso, mas qdo estamos com tempo tb proporcionamos as canetinhas grossas e às vezes tinta (ela adora!). No início ela desenhava no nosso colo, depois sentadinha no chão e então passou para o cadeirão. Com 1 ano e 4 meses ganhou a mesa da Barbie (da foto acima) onde desde então cria suas obras de arte. Atualmente, além de folhas de ofício, ela transita pela casa com duas agendas de 2010. Agendas que as mamães estavam indo colocar no lixo quando a princesinha viu e nos tomou das mãos para "escrever". E depois desse dia as agendas são os primeiros itens procurados de manhã cedo pelos olhinhos recém acordados. Passa o dia pra cima e pra baixo desenhando nelas. Agora o que nos emocionou foi no dia 2 de fevereiro, dia em q completou 1 ano e 8 meses, a sua primeira tentativa de desenhar uma bola. Óbvio que não ficou bem redondinha, mas para uma bebê da idade dela isso é incrível sim, pois a fase de desenhar bolinhas está ainda um ano a frente. Essa menina é nosso orgulhinho!!!

COMIDA NO MICROSCÓPIO
A hora de comer está mais difícil? Com esta idade, a criança pensa no gosto, na textura e até na cor do alimento antes de colocá-lo na boca. Continue oferecendo comidas variadas, e segure o instinto de obrigá-lo a comer. Dê você o bom exemplo e coma com gosto, junto com ele, para quem sabe instigar a curiosidade e o interesse do seu filho.
Embora a criança já mastigue bem, é bom cortar a carne em pedaços pequenos e ficar atento a alimentos perigosos, com os quais ele possa engasgar.
Nunca tivemos em casa uma menina "boa de boca". A Brunna sempre mamou muito bem (uma quantidade além dos bebês da idade dela), mas desde que iniciou frutinhas e comidinhas, nunca foi de comer muito. Na verdade sempre comeu pouquinho. Achávamos que com o tempo e com a idade isso iria mudando, ela iria crescendo e as necessidades do organismo aumentando. Mas o fato é que ela permanece sem "apetite". E eu já nem sei mais se realmente é falta de fome ou se não gosta de comer. Tenho minhas dúvidas. A pediatra na última consulta receitou Biotônico Fontoura, confesso que não notei diferença alguma. Nem vou relatar aqui o tanto de coisas que já fizemos para incentivá-la a comer, mas outro dia minha mãe contou que eu tb era assim. E já que estamos falando em comida... Filha de peixe, peixinha é!

COMO VAI SEU PAPAGAIO?

Nesta fase, as crianças querem imitar e repetir tudo o que ouvem. Em média, com 1 ano e 8 meses, uma criança diz mais ou menos uma dúzia de palavras diferentes, mas isso varia muito. Há aquelas que falam muito mais que isso, e outras que não dizem quase nada, e todas são normais.
O importante é saber que seu filho entende muito mais palavras do que as que consegue dizer. Faça um teste: peça a ele que vá buscar no quarto um travesseiro, por exemplo, e ele deve voltar com o objeto certo, mesmo que esteja longe de conseguir dizer a palavra.

A Brunna começou a falar mamãe com 8 meses. A partir de 1 ano teve várias otites de repetição, o que acabou interferindo no processo da fala. Algumas vezes tb observamos que ela apresenta um pouco de preguiça para se expressar. Mas começamos a contar as palavrinhas que ela já fala e passou de 12. Falei com uma fono que disse que eu me preocupo a toa pq ela está super bem. Mas mãe de primeira viagem é assim, rs. Ah! E ela entende quase tudo que solicitamos, inclusive quando a coisa está demais por aqui e temos que conversar mais sério ela consegue compreender boa parte do nosso papo cabeça. É uma fase super fofa e gostosa de acompanhar!

ESTÁ CHEGANDO A IDADE DAS BIRRAS
Os 2 anos de idade são tão famosos pelos escândalos e ataques de fúria que em inglês existe até o apelido "terrible twos" - uma idade terrível. Mas todo mundo sobrevive, e o importante é saber que as birras são normais, e quase nenhuma criança escapa, nem mesmo as mais calmas e comportadas.
Seu filho ainda não reclama de nada? Talvez a fase ainda não tenha começado. Os primeiros sinais são: ele insiste em fazer exatamente o que você acabou de dizer que não, ou se joga no chão quando fica muito irritado. A busca pela independência é tanta que às vezes a criança faz escândalo por uma coisa que nem quer de verdade, só para ver se tem o poder de consegui-la.
Por mais bizarra que seja a situação, até engraçada, é difícil manter a cabeça fria na hora da gritaria. Um bom caminho é ficar por perto do seu filho, deixá-lo chorar e extravasar a raiva, que logo vai passar. Outros preferem distrair a criança com alguma outra coisa.
Se você estiver num lugar público ou na casa de alguém, leve a criança para algum lugar mais isolado, até que ela se acalme. Guarde o castigo para daqui a alguns meses, quando ela já entender melhor como seguir regras.
Cuidado com saídas à noite, ou no fim da tarde, perto da hora de dormir. Crianças cansadas são ótimas candidatas a um ataque de birra. Se for sair, procure levar o carrinho e uma comida de emergência para não deixar seu filho muito cansado ou com sono. Pelo menos você diminui um pouco o risco de um escândalo.
Quando lemos o título demos boas risadas. Essa idade já nasceu com a nossa filha, rs. Tanto que assim que a enfermeira nos entregou aquele pacotinho a primeira coisa que nos disse foi: "Se preparem, pq ela é muito brava!" Já nasceu dando trabalho. Ela nunca foi um bebê calminho. Quem disse que bebês recém nascidos só mamam e dormem não conheceu a nossa filha. Ela mamava e chorava. Mamava e resmungava. Mamava e se agitava. Mamava e vomitava (tinha refluxo). Nunca foi de dormir, mas isso é assunto para outro post. A questão é que, a Brunna sempre teve uma personalidade forte. Sempre quis colocar as manguinhas de fora, demonstrar independência e achava que conseguia tudo. Esquecia que era só um bebezinho. Aquele pedacinho de gente se achava grande. Com uns 9 meses ela começou a se jogar no chão toda vez que ouvia um "não". Passamos a ignorar os chiliques e eles tb passaram. Hoje com 1 ano e 8 meses podemos dizer que boa parte de sua braveza foi substituída por momentos de afeto. Aos poucos fomos mostrando a ela que com calma, carinho e amor a gente consegue muito mais coisas. Nos momentos de teimosia utilizamos de muito diálogo e geralmente dá certo. Com jeitinho a gente consegue tudo dela.
CHAMEGO E COLO
Muitas crianças são bastante carinhosas nesta idade. Seu filho deve gostar de sentar no seu colo, porque sabe que esse é um jeito de ter sua atenção todinha para ele. Aproveite o contato para fazer coisas juntos: cantar, dançar, olhar um livrinho, fazer brincadeiras como "Serra, serra, serrador, serra o papo do vovô!".
Até assistir a um desenho na TV juntinhos vale, afinal às vezes a criatividade para brincadeiras se esgota, ou você está cansada demais para fazer qualquer outra coisa. Só aproveite para comentar o que vocês estão assistindo, pois assim a criança aumenta seu vocabulário e interage com você, em vez de só ficar hipnotizada pela tela.
Se tem uma coisa que essa princesinha sabe ser é carinhosa! E ser merecedora dos carinhos dela nos faz mega felizes. =D
E adora um colinho desde sempre!!! Não importa o local, está sempre solicitando "cóul" para as mamães. E se estiver com a vovó ou com as professoras, ela tb pede. Adora se sentir acolhida. E temos q curtir muito pq logo logo ela crescerá e não caberá mais no nosso colo e isso sim deixará muitas saudades.
Em casa ela vem no colo pra assistir seus dvd's, pra ficar no computador com a mamãe, pra gente conversar, pra dançar, brincar, ouvir historinhas e até mesmo pra não fazer nada. Afinal de contas, não é necessário que se faça alguma coisa para dar e receber colo, basta amar e ser amada. E amor aqui em casa tem de sobra!

Fonte: http://brasil.babycenter.com

Nenhum comentário: