30 de mar. de 2011

Palmada Zero


Inicio o post de hoje com essa foto lindona da nossa princesa na piscina da casa da praia, toda sorridente (como sempre é). Ainda mais em se tratando de água, que ela adora! A gente já sente saudade das férias, do verão, da praia. Foi muito bom!!! Por aqui tudo tranquilo, graças a Deus. Muito trabalho e correria e a Brunna sapeca como sempre e a cada dia mais espertinha. Fica repetindo o q a gente fala, está sempre pedindo pra dançar (como gosta!) e está na fase das birras e teimosia. Temos q agir com muita paciência e diplomacia com ela. Nem sempre é fácil, mas temos que dar o exemplo e nos manter firmes no caminho que acreditamos ser o correto, pq essa tb é a idade de reproduzir tudo aquilo que fazemos. Às vezes algumas pessoas nos perguntam se a gente bate na Brunna (e acreditam que educar na base da palmada funciona). Na verdade eu não sou a favor desse método, pois a criança aprende aquilo que lhe é ensinado e eu ñ quero q minha filha saia batendo nas pessoas e acreditando q isso é o certo. Ela nunca tentou nos bater, mas tb nunca levantamos a mão pra ela. As professoras essa semana mesmo vieram me contar que os coleguinhas às vezes batem nela (essa idade é brabo!) e ela coloca a mão onde bateram e diz: "ai ai ai..." mostrando pra profe. Eu não ensino bater de volta pq nessa idade eles não tem discernimento de quando é bater sem motivo e quando bater por defesa. Eles apenas reproduzem sem pensar nas consequências. Por isso tenho certeza absoluta (pq conheço minha filha e as fases do desenvolvimento) de que se eu bater nela, logo ela estará levantando a mão pra mim, pra Mami, pra professora e pros colegas. O que quero dizer é q nessa idade é bem complicado vc tomar atitudes impensadas, pq um tapa pode voltar pra vc e a criança ainda ñ tem a compreensão de tudo q acontece a sua volta. Eu acredito no diálogo e conversamos muito com a Brunna, sempre explicando o pq não pode, mostrando o certo e chamando a atenção para o errado. Como toda criança de quase 2 anos (agora falta pouco, né? rsss) ela nos testa o tempo todo, luta para conseguir o que deseja e algumas vezes fica furiosa quando não deixamos fazer o que quer. E é claro q nem sempre podemos fazer tudo que queremos e isso se ensina de pequena. E apesar de ter dias tumultuados (que ela acorda virada), ainda acho a Brunna bem tranquila e educada perto do que vejo por aí. Fomos no supermercado olhar os ovos de páscoa (ela fica encantada!) e tinha uma moça com uma bolsinha cheia de brindes que vêm dentro dos ovos para mostrar aos pais que estão em dúvida de qual comprar. As crianças q estavam no local pediam pra ver, pegar na mão... e as mães não deixavam pq diziam q depois eles ñ iriam querer devolver e iam embora aos prantos. Daí que a moça dos brindes ilustrou contando que no dia anterior teve uma menina de 2 aninhos que fez a maior cena pra devolver os brindes, que queria levar embora. E disse ainda que a maioria das crianças fazem isso lá. Terminada essa conversa eu pedi para olhar dois brindes que achei mais interessantes: uma lanterna e um copo com pulseiras. (Só uma pausa para ressaltar q a Brunna é doida por lanternas!!!) A moça me olhou esperando eu devolver, quando entreguei nas mãos da Brunna e disse: "Filha, esses não são teus, a moça precisa mostrar pra todas as crianças q vêm passear aqui, então tu olha um pouquinho e depois vamos devolver, tá?" Ela já toda feliz manuseando os brindes aparentemente não prestou muita atenção no q eu falei (às vezes mesmo qdo achamos que não estão dando a mínima, captam o recado). Quando terminou de olhar tudo eu falei: "Agora que já escolhemos qual ovo vamos encomendar com o coelhinho da páscoa, vamos devolver pra moça os brinquedinhos pra ela poder mostrar a outras crianças." Ela prontamente entregou os brindes pra moça e continuamos nosso passeio. Eu percebi os olhares em volta esperando mais uma cena de ataque de birra, porém, com a minha filha, sinto muito, mas não rola. E isso não quer dizer que algum dia ela não possa dar chilique, afinal de contas é uma criança como qualquer outra e apesar de inteligente tem uma personalidade bastante forte. Nossa tarefa é educá-la.

Seguem fotos de um dia de praia:

Dindos e Mami, sempre de braços abertos para receber a princesinha! E ela retribui.
































































 Ps.: Essas fotos eu adoro!!!!

Ela brincando com as forminhas na areia, com a mamãe, com a vovó e os dindos. Em uma das fotos aparece a cavalgada que teve na beira da praia, ela adora ver os cavalinhos e faz: Clã Clã clã (estalando a língua, sabe?). Ela desfilou bem linda com seu biquine Lilica Ripilica pela praia inteira feliz da vida! :)

5 comentários:

Maíra disse...

Concordo totalmente com o que vc disse sobre palmadas, Ká. Eu jamais vou levantar a mão para um filho meu, isso pra mim é o fim!

Beijos!!!

Gy e Su disse...

Oi meninas!! Como vão??
Estamos sumida, trabalhando muitissimo!!
Mudamos o nome do blog para Maternidade Dupla!
beijinhos

Gy e Su

Aline Paliga disse...

Sou totalmente a favor da palmada zero...mas também não concordo que criança bate pq vê isso em casa...a Bê nos ataques tanta bater até em mim, e nunca viu isso em casa, isso é da criança mesmo...a agressividade é algo dela...intrinseco...mesmo mostrando que não é assim, é o meio dela de extravasar sua indignação...meu papel é mostrar que nao é assim q se faz...mostrar q tem outros jeitos...E ataques de birra, são comuns amiga...e não quer dizer que a mãe não dá limites...isso acontece com qquer criança nessa fase...a Brunna é mais calma, eu notei qdo a vi, mil vezes mais calma q a betina q é ligada no 220...deu pra ver so nela vendo dvd, lembra! Parada!!! A maioria dá show mesmo....por isso q as pessoas estranham pq a criança não briga pra ficar com o brinde, pq o comum é brigar nessa fase...então nem reclame da brunna furação! Ela tá se saindo mais calma q a maioria!

Brunna disse...

Oi Alineeee!
Eu ñ disse q a criança SÓ bate se apanhar em casa, mas quis mostrar como pode o feitiço virar contra o feiticeiro, pois a criança q apanha aprende a bater e nessa idade tudo é imitação. Claro q têm crianças mais calmas e outras menos, algumas mais agressivas e outras menos, não tenho dúvidas disso. E tb sei q existem muitas fases e numa dessas ninguém me garante q a Brunna ñ possa começar a bater nos coleguinhas tb. Mas quis exemplificar o pq acho errado os pais q batem nos filhos e muitos saem a bater nos outros e nos próprios pais por imitação daquilo q viram ou sofreram.
Nossa... não tire por base a Brunna naquelas horinhas q ficamos juntas, rs... ela tem duas dentro dela amiga! E o normal dela ñ é aquele... pra ver DVD sim, tanto q a levo no cinema e ao teatro tranquilamente e ela fica atenta do início ao fim. ADORA! Mas na rotina dela é mega agitada e ñ para 1 só minuto.
Beijos!!!
Kaká

Aline Paliga disse...

Ah tá!!! Então concordo q criança q apanha aprende a bater...com certeza! Como uma criança vai entender que bater é feio se o pai ou mãe bate! Não vejo lógica...Ah, sei q a Brunna é furação, mas só dela parar daquele jeitinho, dá pra ver q tem momentos bem calmos...a BÊ não tem momentos assim....é ligada! Nem com sono! acho q é pior ainda! ENtao ficar em teatro e cinema, impensável pra Betina!!! Então não reclama não! Ela tem se mostrado uma mocinha!