18 de nov. de 2011

Dicas para o desfralde

Muita gente está me perguntando qual foi a "mágica" que fiz para que a Brunna desfraldasse com tanto sucesso e em tempo recorde. Então resolvi fazer um post sobre isso, contando como lidei com todo esse processo de desfralde, que inicia bem antes de tirar a fralda propriamente dita.
Como trabalho há muitos anos com crianças já assisti desfraldes de todos os tipos, alguns bem traumatizantes inclusive. Então sempre tive medo de quando chegasse a vez da minha pequena e por isso me preparei psicologicamente antes de iniciar toda o processo com a Brunna.
Para início de conversa comecei a procurar artigos sobre o assunto e a devorar cada leitura que encontrava. Cheguei a elaborar em um só texto o q eu achava mais importante dos vários q lia. Troquei muitas idéias com outras mães que estavam passando ou já passaram por essa etapa tb. Me informei sobre técnicas de como estimular a criança a ter interesse sobre a nova etapa que irá enfrentar. Conversei bastante com a ex-professora da Brunna que já tinha certa experiência. Enfim, busquei ficar por dentro de tudo que pudesse 'me ajudar a ajudar' minha filha.
Então ficamos, Mi e eu, decidindo se valeria a pena  comprar um penico mais caro, que tivesse como um estímulo a mais o fato de ser musical. Bom, como é nossa única filha e se passa por isso apenas uma vez na vida, optamos investir no tal penico. Quando fomos comprá-lo (em início de outubro) levamos a Brunna junto e claro que ela adorou pq tocava musiquinha! Já na loja explicamos para que servia aquele utensílio, embora nos passasse a impressão de que ela não estava nem aí para as explicações, queria era apertar o botão da música, rs. Então uns dias depois de pesquisar sobre os livros existentes no mercado sobre o assunto, resolvemos levá-la na livraria. Olhamos com cuidado cada um deles e o que nos pareceu mais interessante foi 'A HORA DO PENICO PARA MENINAS' (já mostrado e comentado em outro post) e a Brunna não queria mais largar esse livro, o que nos provou q nossa escolha estava certa.
Daí ela via o penico em casa e queria sentar, então a sentávamos às vezes de fralda mesmo só para se acostumar com o penico (tudo era uma grande brincadeira, bem como deve ser). Alguns dias ela tb pedia para sentar no vaso (colocava o redutor q ela já tinha) e ela sentava nos imitando e muitas vezes até fazia xixi. Isso era de vez em qdo q ela pedia e fomos levando na brincadeira. Nós líamos a historinha do livro pra ela várias vezes pq ela pedia e até pra escola ela o levou! Então passado alguns dias começamos a mostrar a ela as calcinhas q ela tinha e ela pediu pra colocar em cima da fralda, colocamos (tudo realmente como uma gostosa brincadeira). Depois q passou nossa viagem para Gramado e o tempo firmou mais, resolvemos tentar. Ela tem uma boneca chamada 'Doce Nenem Pipi' que vem com mamadeira e penico. Vc coloca água na mamadeira e ela mama e faz xixi no penico. É uma graça! A Brunna tinha ganho de 1 aninho da Dra Cintia (a médica da minha FIV) e eu guardei para esse efeito mesmo, para qdo tivesse desfraldando vir a ser uma novidade pra ela! Bom, ela amou né? :) Aí entendeu a função do penico e quis imitar a boneca. E ficava feliz em levar o xixi da boneca no vaso e dar 'tchau pra ele', rs. Além disso, saímos junto com ela para comprar calcinhas das princesas q ela adora e desde o início explicávamos q ela estava sem fralda e q não podia molhar a princesa se ñ ela ficaria triste. Durante o dia reforçava muito dizendo: 'qdo a Brunna quiser fazer xixi vai no penico, tá?' Às vezes chegava a ser cansativo ficar repetindo isso, mas eu queria q ela internalizasse e bastou 2 dias, pq no terceiro ela mesma sentava no penico e fazia (eu não precisava mais falar nada)! Em um dos textos q li dizia q está errado a mãe oferecer o penico a cada 15 min pra criança, pois além de ser estressante para ambas isso não está ensinando a criança a pedir. Nesse texto dizia q os pais devem ter consciência de q o principal é ensinar a criança a pedir, pois se toda vez a gente ficar oferecendo a criança vai achar q não precisa lembrar sozinha e qdo vc ñ estiver por perto para lembrá-la, ela fará na calça.
Outra coisa bem importante são as comemorações e os 'vivas' a cada xixi ou cocô que a criança faz no penico. Antes de sermos mães nunca imaginávamos que um xixi e um cocô seriam motivo de tantos aplausos, não é mesmo? Pois comemore muito, assim a criança fica estimulada a continuar acertando e pra ela é muito importante a aprovação dos adultos. Significa q ela está conseguindo aprender direitinho e obtendo êxito. A própria Brunna tb grita viva, bate palmas, diz muito bem. Todas festejamos e ficamos felizes. :)
Antes q eu esqueça, procuramos deixar o penico sempre no lugar onde ela está brincando (e sempre no mesmo lugar). Isso facilita para que enxergue o penico e lembre de sentar nele. Ainda mantemos no mesmo lugar, mas logo chegará a hora do penico ir pro banheiro e ela aprender que lá é o lugar q fazemos nossas necessidades. Mas antes a criança precisa de um tempinho para assimilar os primeiros aprendizados, não apresse as etapas. Vamos com calma que tudo se ajeita.
Ah! Junto com o livro veio uma cartela de adesivos com incentivos e a cada xixi a Brunna ganhava um adesivo (q ela colava na tampa do penico - depois eu mostro como ficou lindo!) e tb ganhava um pirulito qdo fazia cocô. São incentivos que a criança precisa e gosta. Com a Brunna deu super certo isso e foi muito rapidinho. Questão de dias e ela já nem pedia mais nada como premiação. Nunca mais escapou, nem na escola nem qdo saímos. É... a nossa princesa baby se transformou numa linda mocinha de calcinha!
Boa sorte, mamães!

4 comentários:

Tatiane disse...

Olá

Adorei o post, muito bom.
A Brunna tem 2 anos e quantos meses?
Eu sempre dou uma passadinha aqui para ver as novidades sobre a princesa.
A minha filha Letícia está com 2 anos e 1 mês e eu não sei quando posso começar o desfralde, tem uma idade certa?
Beijos...

Tatiane disse...

Adorei o post, muito boas as dicas.
A minha filha Letícia está com 2 anos e 1 mês, qual a idade para começar o desfralde?
A Brunna tem 2 anos e quantos meses?
Parabéns para a princesinha e para as mamães pelo desfralde tão rápido.
Bjs

Monique Saliba disse...

O desfralde é uma etapa essencial na vida da criança e somente com muita tranquilidade e incentivo!

Aline Paliga disse...

A Bru se mostrou muito mocinha mesmo! Foi muito tranquilo! Parabéns mamães por todo incentivo! Paciência nem precisou né! E principalmente pra Bru q pegou direitinho o jeito! Legal as dicas pra mamães q estão começando e não pesquisaram nada ainda...as comemorações nem precisa ler sobre isso né amiga, é tão empolgante qdo elas conseguem q sai natural...é uma festa! Bjo!