10 de jul. de 2011

Educar com amor!

A Brunna anda tão carinhosa... passa os dias me dando beijos, abracinhos apertados, fazendo carinho no meu rosto e dizendo "te amo", igualzinho falo pra ela.
A pequena  tem melhorado, acho eu, mas só saberemos de verdade no dia 13, quando formos na pediatra. A Brunna que já é muito ativa, com esse antibiótico ficou ainda mais agitada e eu só fui entender isso quando a Mi leu a bula. Só espero mesmo que esteja curando o dodói do ouvido.
Sexta ficamos sem chuveiro e viemos pra casa da vovó. Sábado a dinda Jordana veio nos buscar para passearmos no shopping. Foi bem legal! A Brunna lanchou no Mc, foi na livraria, escolheu 2 dvd's do Hi-5 q ela adora, comeu balinhas e ganhou um hipopótamo da Fisher Price. Foi dormir tarde, mas feliz. =) 
Deixa eu contar um episódio que aconteceu lá no shopping e que eu quase chorei. Tinha uma menina do tamanho da Brunna com um cachorro que dançava, então ela se aproximou pra ver o auau da menina, sorriu para ela dando 'oi' e a criança numa resposta inusitada agarrou o colarinho da brunna com força e a beliscou. A Brunna que não está acostumada com agressão de nenhuma espécie se assustou e fez a carinha mais triste que já vi. Meu coração ficou apertado, confesso. Naquele momento eu desejei que a minha filha nunca mais passasse por isso, desejei colocá-la numa redoma de brilhantes para que nunca mais sofresse com a agressividade gratuita de alguém. Exagero? Pode ser, chamem do que quiserem, mas só uma mãe vendo seu filho sofrer ou passar por alguma situação ruim entente o que eu senti de verdade. Não é fácil vc olhar para aquele serzinho tão frágil e ficar indiferente. Na hora eu quis evitar que a Brunna chorasse e me manti firme diante da situação, enquanto minha alma chorava. A
mãe da pequena agressora a xingou bastante na hora, mas numa agressividade sem igual, praticamente chacoalhando a criança e aos berros. Antes de sairmos dali (aqueles 2 minutos pareciam horas!), pedi ainda q a Brunna desse tchau para a menina e ela acatou, mas bem ressentida e sem vontade nenhuma. Mas com isso quis mostrar que temos que manter a classe, ter sempre educação até mesmo com quem não merece. Ao sairmos dali a Brunna nos olhou e com a mãozinha no pescoço disse: "dodói menina!" É de partir qualquer coração de mãe! Fiz carinho, dei um beijinho e a levamos no Mc. Imediatamente ela já não lembrava mais de nada. Mas eu fiquei pensando comigo mesma: "Quanta criança agressiva encontramos por aí!"
Em casa e
ntrei em fóruns e blogs sobre educação, li bastante coisa a respeito e encontrei vários deles em que o tema era justamente uma grande polêmica sobre agressão: bater ou não nos filhos.
Fiquei assustada com a quantidade de
gente q ainda hj acha q bater educa.
Eu acredito sim q cada um cria seus filhos como acha melhor, mas quero criar minha filha com muito diálogo e explicação. A agressão afasta os filhos de seus pais, impõe medo e prejudica a relação a longo prazo.
A Brunna está na fase da imitação e tudo que a gente faz ou fala ela repete (cheia de graça). Se dou um tapa ela vai achar q pode dar tb, se ensino isso através do exemplo depois ela reproduz no coleguinha e na professora. Desde muito bebezinha ensinamos a fazer carinho e as poucas vezes q levantou a mão (instinto de toda criança pequena que precisa ser ajustado) segurávamos e mostrávamos o ato de 'levantar a mão para fazer carinho'.
É inacreditável a quantidade de pais que vemos por aí batendo inclusive por motivos tão bestas: pq a criança não quis comer, pq ela sujou a roupa ou pq fez manha.
Durante essa semana aconteceu algo que me chamou a atenção sobre esse mesmo assunto. Vejam só se eu batesse nela o q aconteceria: a Brunna faz uma manha básica qdo se machuca, na maioria das vezes não é propriamente um machucado, pois ela mal encosta o dedo em algum lugar e já faz uma manha enorme e vem me mostrar pedindo para eu dar um beijo no dodói (lógico que é para chamar minha atenção), mas eu dou o beijinho e entro na 'manha teatral' dela, oferecendo minha comoção. Outro dia eu que machuquei o dedo (que fique claro, não era manha!) então inverti os papéis e no auge da dor fiz exatamente o mesmo q ela faz: uma manha gigantesca e  ainda falei 'dodóiiiiiii, dá um beijo?' Então aconteceu a cena mais fofa do mundo: ela veio em minha direção e deu um beijinho no meu dedo, bem como eu faço nela (umas 5 vezes por dia). Achei aquele momento lindo, sua atitude super carinhosa comigo e fiquei realizada. Agora imaginem vcs se faço parte das mães, que sem paciência nenhuma, dão um tapa a cada manha que a criança faz? Certamente naquele momento ela reproduziria em mim a mesma atitude grosseira. É  por essas e outras q eu optei pela educação carinhosa.

5 comentários:

Aline Paliga disse...

Oi amiga! Voltei! E aí, já estão de chuveiro novinho? Esse hi5 exploradores que baixei alguns episódios...a Bê adorou...eu tb :) Ai, tadinha da Bru...dá uma pena né, já aconteceu isso com a Bê e também ela já teve uma fase de empurrar os amigos, ainda dá umas empurradas, geralmente qdo eu chego perto dela e dos colegas, ela tem ciumes, mas ela tá na fase mais educada e carinhosa que eu já vi! Acho q entendo o q tu tá falando, é uma fase maravilhosa, beijos, muito obrigada, saúde, beijinhos e abraços em todos da família! A mãe hj me disse, como ela é educada! E com os colegas tb, abraça, pega pela maozinha, leva pra passear...e sei q tudo isso é a minha persistencia! Eu a eduquei, tive pulso quando ela começou a tentar se comunicar e não conseguia e extravasava...a ensinei a se expressar e ser muito carinhosinha. E concordo que só com muito carinho e conversa que conseguimos! A cada dia vejo que escolhi o caminho mais correto :) e vcs com certeza também. Agressão nunca pode ser normal! Ah, qtos anos tinha essa garota, nunca vi uma criança beliscar da idade das gurias beliscar! bjocas

Tatiane disse...

Aí doeu o meu coração de mãe ao ler o que aconteceu com a Brunna.
Em alguns lugares que eu já fui com a minha Letícia teve crianças que olhavam feio para ela pq ela pegou algum brinquedo, tentavam esconder os brinquedos dela, não queriam brincar junto, enfim...
Atitudes de criança mas dá uma raiva em ver aquela situação toda, eu ficava com medo de ela não saber se defender e eu sei que vou enfrentar muitas vezes estas situações.
Parabéns pela educação que vocês estão dando para a Brunna, admiro muito, é preciso paciência e muito amor.
Beijos...

Anne Martins disse...

Eu estou tendo muuuitas dificuldades na minha turma por causa da agressividade, tenho um aluno muito ''estourado'' que qd é contrariado pelos colegas: morde, bate, chuta, arranha e etc... E agora os outros estão começando a aprender a fazer isso tb, ou seja se eu deixar vira um ring de luta livre a minha sala :P
Comecei um projeto pedagógico com eles chamado: Eu e o Outro: Construindo laços através da afetividade e passei a estimular o carinho e os abraços entre eles, não deu tempo de aplicar todo o projeto por causa da festa junina mas qd voltar das férias quero continua-lo pois já tinha começado a dar resultados...
As crianças realmente repetem os atos que aprendem, então devemos ensiná-las sempre a fazer carinho e conversar, vcs estão certíssimas!!!
Bjusss

Jess M. disse...

É Ká, é triste demais ver a Bru passar por isso, mas confesso q fico mais triste mesmo pela outra menininha. É como lhe disse ontem, a Bru tem amor, tem estrutura, afeto, é um mimo só!
Crianç reflete sua criação, e pra essa criança ter agredido a Brunna, é triste concluir que ela tambem é agredida, e pelo visto, pela própria mãe. E ela vai distribuir violência gratuitamente enquanto sofrer com isso, tende a ser imatura tambem. Pois quuando adulta, os problemas virão, e ela verá q com beliscões e outros tipos de agressividade não resolverá nada, e é aí que pesará.

Nem tenho que dizer o quanto admiro as duas mamis da Brunna né?

Beeijos na minha moranguinho linda!

Dih e Mih! disse...

Oie vim aqui apenas para dizer que amo vim aqui no blog...ver os post's sobre a Bruna, poxa tenho vcs como exemplo! A cada vez que entro no blog de vcs meu coração enche de esperança quero um dia ter meu bebe e pode ter certeza que vcs dão um show quando se fala em educar, dar amor e ser feliz! Parabéns... Desejo de coração td bom!hj fiz meu blog para sempre deixar meus coméntarios aqui :) se ñ for muito encomodo quando der vai la tbm! bjos
Dih =)